Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Empréstimos bancários e o método Price

Contratou um empréstimo bancário e entende que os juros são abusivos? Você pode ter razão.

É comum que, ao longo da vida, pessoas passem por dificuldades financeiras, ou precisem de um empurrãozinho para conseguir adquirir um bem que muito almeja, e, para tanto, opta-se por buscar ajuda junto a instituições bancárias, a fim de obter um empréstimo. Todavia, é comum que esses empréstimos virem uma bola de neve, da qual o consumidor dificilmente conseguirá quitar sem prejudicar seu sustento e o de sua família.

Um dos motivos basilares para a formação desta “bola de neve” consiste em um pequeno “detalhe”. Muitos não sabem, mas a maioria das instituições bancárias utiliza a tabela Price, também conhecida como sistema francês de amortização, que implica na capitalização de juros, cuja aplicação não é permitida consoante cognição dos Tribunais Superiores.

Desse modo, conforme entendimento jurisprudencial, há outras modalidades de juros, diversa da Tabela Price, que podem ser aplicadas, cuja onerosidade não se faz presente de forma tão incisiva quanto o método Price.

Acerca do assunto, a súmula 121 do STF assevera que: “é vedada a capitalização mensal dos juros, ainda que expressamente convencionada.” Portanto, caso o seu contrato possua esse tipo de previsão, não se preocupe, nem tudo está perdido! Você tem direito a revisão contratual e possivelmente poderá reaver o valor pago a maior.

Sendo assim, se você possui um empréstimo e está em dúvida se o valor pago está dentro dos parâmetros legais, conforme modulado pelos Tribunais Superiores, procure um advogado especialista em direito bancário e revise seu contrato.

Publicado por Isabelli de Oliveira Porto - Advogada Associada Ana Winter Advocacia e Assessoria Empresarial.

Mais informações?

Ana Winter Advocacia & Assessoria Empresarial

47 999585819

47 21223183

contato@anawinteradvocacia.com.br

Rua 3.500, 215, sala 01, Centro, Balneário Camboriú/SC (Entre a Av. Brasil e Av. Atlântica).

  • Sobre o autorEspecialista em Trabalhista, Consumidor e Família
  • Publicações350
  • Seguidores145
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações800
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/emprestimos-bancarios-e-o-metodo-price/623937679

Informações relacionadas

Raphael Cajazeira Brum, Advogado
Modeloshá 5 anos

Revisional bancária pessoa jurídica - CNPJ. Empresário em dificuldades financeiras

Israel dos Anjos Andrade, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Ação Revisional de Financiamento de Veículo

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Proyecto de proyecto. Ofrecemos una buena financiación para varios proyectos por los procedimientos de rigurosos procedimientos. Este proyecto de presupuesto permite a un cliente para disfrutar de la tasa de interés de interés bajo el 2% por año para un período de 2-30 años. Nosotros podemos aprobar la financiación para ascender a $/EUR500,000,000.00 o más dependiendo del tipo de negocio. Respuesta con el mensaje de correo electrónico siguiente: medallionfinance@financier.com continuar lendo