Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tire todas as suas dúvidas sobre a Pensão Alimentícia

    Certo é que a pensão alimentícia gera dúvidas tanto do lado de quem precisa receber, como do lado de quem precisa pagar, sendo tema crucial do Direito de Família.

    A pensão alimentícia é um direito que não é exclusivo do (a) filho (a). Pode ser pedida também pelo cônjuge e ascendentes, sempre quando não há condições de subsistência. Nesse viés, com o objetivo de desmistificar o que é verdade e o que é “lenda”, reunimos uma lista dos oito aspectos que mais provocam questionamentos.

    1. Como faço para passar a receber a pensão alimentícia?

    O primeiro passo é conseguir uma determinação do juiz com o valor que deverá ser pago. Leve os seus documentos e os da criança até o advogado de sua confiança, para que ele entre com um pedido judicial. O juiz, inicialmente, fixará os “alimentos provisórios”, um valor que o pai será obrigado a pagar até o processo terminar.

    2. O juiz já fixou a obrigação de pagar a pensão alimentícia, mas mesmo assim ele (a) não paga. E agora?

    É hora de entrar com um segundo processo, que serve para cobrar o valor que o juiz determinou. Primeiro, ele será intimado a pagar os atrasados em 72 horas. Se não fizer isso, poderá ficar preso por de 30 à 90 dias, ou até que regularize a situação.

    3. Ele (a) está desempregado (a)… Posso pedir pensão alimentícia?

    O desemprego não é motivo para evitar o pagamento da pensão. Ele simplesmente afeta o valor, mas as obrigações com o filho persistem. Os gastos com a criança devem ser assumidos pelos dois genitores, de forma proporcional, considerando o salário de cada um.

    4. É possível pedir revisão da pensão alimentícia?

    Os valores determinados para a pensão alimentícia podem ser revisados, para mais ou para menos, a qualquer momento. Este processo, entretanto, depende de ordem judicial.

    5. Até quando deve ser paga a pensão alimentícia?

    Em linhas gerais, a lei determina que o pagamento da pensão alimentícia seja obrigatório até o filho atingir a maioridade e completar os 18 anos. Mas há exceções, já que o juiz deve considerar as particularidades de cada família. Entretanto, as situações mais comuns para o prolongamento do pagamento da pensão são:

    • filhos estudantes: se o filho estiver na faculdade ou escola, a pensão deve ser concedida até os 24 anos ou até a conclusão dos estudos;
    • doenças: a pensão deve ser paga até a melhora integral do filho;
    • incapacidade: nesse caso é possível entrar com um pedido para que a pensão se converta em vitalícia.

    Já o ex-cônjuge para de receber quando se casa novamente ou quando deixa de necessitar da pensão.

    6. O não pagamento de pensão leva à perda do direito de visita?Não. A falta de pagamento de pensão não está relacionada ao direito de visitação. Caso o credor impeça a visita do devedor, este poderá solicitar a visitação à Justiça.

    7. Quanto o alimentante tem que pagar de pensão alimentícia? Como que se calcula a pensão alimentícia?

    Não há um valor mínimo ou máximo pré-definido. O juiz calcula a pensão alimentícia de acordo com o binômio 1) possibilidade do genitor (alimentante) e 2) necessidade do filho (alimentando).

    A ‘necessidade’ é denominada pelo suficiente para suprir as necessidades básicas do indivíduo, tais como verba necessária para comer, morar, vestir, estudar, curar, etc. Já a ‘possibilidade’ é denominada pela capacidade de suportar determinado custo sem prejudicar o seu sustento e manutenção de vida.

    Sempre é bom reforçar que é importantíssimo o acompanhamento e opinião de um profissional da área.


    Ana Caroline Winter Magnabosco

    Advogada - OAB/SC 48.389

    Sócia Proprietária CMW Advocacia & Assessoria Empresarial.

    +55 47 999585819

    anawinter@cmwadvocacia.com.br

    Instagram: @cmwadvocacia

    • Sobre o autorEspecialista em Trabalhista, Consumidor e Família
    • Publicações350
    • Seguidores145
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1696
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tire-todas-as-suas-duvidas-sobre-a-pensao-alimenticia/544335203

    Informações relacionadas

    Rafael Lemos, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Como comprovar a renda do pai do meu filho no processo de pensão alimentícia?

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Como faço nas férias? Fico 15 dias com as crianças nas minhas férias, mas pago a PA integral, pois desconta direto no contra-cheque, na folha. continuar lendo

    Peça o dinheiro para o credor da criança desses 15 dias caso nao venha a dar pode entrar em processo contra o mesmo, mais sei la o cara é teu filho e são 15 dias nem vale a pena! continuar lendo

    Minha pensão é paga todo mês,mas era descontado no contracheque,só que eu sai de uma empresa para outra em um curto período,minha ex mulher levou o ofício na empresa anterior,com um mês e meio apos eu fui para outra empresa,ela me alegou que para pegar outro oficio teria de ter um prazo de ate uns dois a tres meses,porem segundo a mesma me informou que o advogado dela disse que eu teria de ficar mandando o contracheque,e com essa pandemia não teve condições de dar entrada para pegar esse oficio pelo fato do forum nao estar funcionando por conta da pandemia.
    Eu sou obrigado a mandar o contracheque para ela todo mês,se todo mês eu pago certo o valor que esta no processo. continuar lendo