Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Médicos: Restituição dos valores pagos ao INSS


Habitualmente, os médicos exercem mais de uma atividade remunerada vinculada ao Regime Geral de Previdência (INSS). É frequente a prestação de serviços em mais de um hospital, clínica, laboratório e atendimentos por convênio através de mais um plano/operadora de saúde. Há ainda os que cumulam estas atividades com o exercício do magistério para instituições de ensino superior.

Assim, em decorrência das longas jornadas e da rotina atribulada, muitos profissionais da área médica são alvo de RETENÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA ACIMA DO TETO LEGAL.

Isto porque, as fontes pagadoras não se comunicam entre si e promovem os descontos de forma individualizada, levando em consideração somente a remuneração devida por elas próprias ao profissional.

Contudo, no final das contas, a soma de todas as remunerações extrapola o limite previsto em lei (no ano de 2017 o teto legal do salário base para efeito de contribuição ao INSS é de R$ 5.531,31, e essa diferença recolhida a mais, não terá qualquer reflexo no valor da aposentadoria a ser implantada no futuro. Em outras palavras: o profissional efetua o pagamento além do limite não sendo recompensado pelos referidos pagamentos.

Quem, por ventura, contribui acima do valor estipulado como teto do INSS, tem direito a ser ressarcido pela diferença paga a mais a ser requerida na Receita Federal ou na Justiça Federal de todos os valores pagos a mais dos últimos 05 (cinco) anos, devidamente atualizados pela taxa SELIC.

Quer saber mais?

· Ana Winter Advocacia & Assessoria Jurídica

· ana@anawinteradvocacia.com.br

· contato@anawinteradvocacia.com.br

· Facebook: Ana Winter Advocacia & Assessoria Jurídica

· Instagram: @anawinteradv

· 47 999585819

Todos os direitos desse artigo são reservados aos seus autores. É terminantemente proibido a reprodução total ou parcial desse texto em qualquer blog, site, editorial ou qualquer outro meio ou processo sem a devida autorização dos autores. A violação dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislação em vigor, sem prejuízo das sanções civis cabíveis.

  • Sobre o autorEspecialista em Trabalhista, Consumidor e Família
  • Publicações350
  • Seguidores145
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3427
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medicos-restituicao-dos-valores-pagos-ao-inss/511084013

Informações relacionadas

Letícia Berger Amorim, Advogado
Artigosano passado

Médicos tem direito a restituição de valores pagos mensais acima de R$ 7.507,49 a titulo de INSS

Médicos: Como obter restituição de contribuição paga a mais no INSS

Helano Bastos, Advogado
Artigosano passado

Direito do Médico: Restituição de valores acima do teto do INSS

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 2 anos

Médicos tem direito à restituição das contribuições efetuadas acima do teto do INSS

Filipe Paz, Advogado
Artigoshá 2 anos

Profissionais da saúde podem ter direito a restituir contribuições ao INSS

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Atualmente a grande maioria dos médicos que prestam serviços a hospitais e laboratórios são obrigados a abrir um CNPJ para ser contratado.

No caso dos médicos que recebem como pessoa jurídica, também consegue recuperar? continuar lendo